quarta-feira, 15 de abril de 2009

Geografia

Geografia é o estudo da superfície terrestre e a distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação recíproca entre homem e meio ambiente, mas também pode ser: Geografia é uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive, para planejar onde se vive.

O profissional que estuda a geografia é o geógrafo.

Há muitas interpretações do que seria o objecto geográfico. Ratzel afirma que a Geografia estuda as relações recíprocas entre sociedade e meio, entre a vida e o palco de seus acontecimentos. Filósofos que buscaram criar uma ontologia marxista como Georg Lukács, influenciaram a construção de um modelo de análise do objecto da Geografia. Milton Santos se debruçou sobre a construção de um modelo ontológico, explicitado na análise dialéctica do movimento da totalidade para o lugar.

Uma afirmação comum é de que Há tantas geografias quanto forem os geógrafos. Apesar de as múltiplas possibilidades de orientações teórico metodológicas caminharem em direcções diferentes, deve-se respeitar a caracterização da Ciência Geográfica e as formulações acerca de seu objecto.

Cabe ainda afirmar que a distinção entre Geografia Humana e Geografia Física se refere aos ramos da Ciência Geográfica, pois as Geograficidades não apresentam essa fragmentação, decorrente exclusivamente da construção do conhecimento sobre a realidade.

De qualquer forma a ciêcia social deve dar conta de questionar a relação dialética do homem com a natureza, é impossível analisar o "meio natural" sem entender a relação que tem com o homem e da mesma forma é impossível analisar o "meio social" sem compreender as determinações que vem da relação que tem com a natureza. Há ainda discussões entre a Geografia técnica e a Geografia escolar, porem ambas parte do conheciemento cientifico apurado através do quetionamento da razão, ou seja "advem" da filosofia clássica...

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Caro Mateus...
    Quanta ira guardada em seu coraçãozinho rapaz,
    vamos tratar dessa sua aversão à Geografia?
    Algum trauma? Muitas notas vermelhas na materia?
    Seja coerente e aprenda: Nesta nossa curta vida, Tudo passa...
    ')

    ResponderExcluir