"Ciências Humanas procuram ir fundo naquilo que é mais peculiar em nós e talvez, por isso, mais difícil de ser desvendado: a nossa humanidade. Quem escolhe trilhar um desses caminhos deve se desfazer de preconceitos e não se contentar com o óbvio."
quarta-feira, 15 de abril de 2009
Economia
Economia é a ciência social que estuda a produção, distribuição, e consumo de bens e serviços. O termo economia vem do grego para oikos (casa) e nomos (costume ou lei), daí "regras da casa (lar)."
Uma definição que captura muito da ciência econômica moderna é a de Lionel Robbins em um ensaio de 1932: "a ciência que estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação existente entre as ilimitadas necessidades a satisfazer e os recursos que, embora escassos, se prestam a usos alternativos." Escassez significa que os recursos disponíveis são insuficientes para satisfazer todas as necessidades e desejos. Estando ausentes a escassez dos recursos e a possibilidade de fazer usos alternativos desses recursos, não haverá problema econômico. A disciplina assim definida envolve portanto o estudo das escolhas uma vez que são afetadas por incentivos e recursos.
As áreas da ciência econômica podem ser divididas e classificadas de várias formas e em vários tipos, inclusive:
_microeconomia e macroeconomia
_economia positiva ("o que é") e economia normativa ("o que deveria ser")
_economia ortodoxa e economia heterodoxa
_campos e categorias mais amplas dentro da economia.
Um dos usos da economia é explicar como as economias, como sistemas econômicos, funcionam e quais são as relações entre agentes econômicos na sociedade em geral. Métodos de análise econômica tem sido cada vez mais aplicados em campos de estudo que envolvem pessoas que tomam decisões em um contexto social, como crime, educação, a família, saúde, direito, política, religião, instituições sociais, e guerra.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário