segunda-feira, 6 de junho de 2016

Tese, Antítese e a Síntese



Às vezes me pergunto se

Eu viverei sem ter você

Se saberei te esquecer

Passa um momento e eu já sei

Você é o que eu quero ter

Inesquecível para amar


Ops...me empolguei, na verdade eu ia perguntar outra coisa... Vamos lá!
Às vezes me pergunto se... hoje em dia, especialmente no Brasil, as pessoas sabem mesmo o que é a Dialética de Hegel...


Você já ouviu falar em Dialética? Não? Espera aí, já te explico...


Dialética é uma forma de discurso entre duas ou mais pessoas que possuem diferentes pontos de vista sobre um mesmo assunto, mas que pretendem estabelecer a verdade através de argumentos fundamentados e não simplesmente vencer um debate ou persuadir o opositor. 

Lembram-se do Ad Hominen? Não também?


Argumentum ad hominem


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Argumentum ad hominem (latimargumento contra a pessoa) é uma falácia identificada quando alguém procura negar uma proposição com uma crítica ao seu autor e não ao seu conteúdo.[1][2] [3] Um argumentum ad hominem é uma forte arma retórica, apesar de não possuir bases lógicas.
A falácia ocorre porque conclui sobre o valor da proposição sem examinar seu conteúdo, o que é absurdo.
O argumento contra a pessoa é uma das falácias caracterizadas pelo elemento da irrelevância, por concluir sobre o valor de uma proposição através da introdução, dentro do contexto da discussão, de um elemento que não tem relevância para isso, que neste caso é um juízo sobre o autor da proposição.
Pode ser agrupado também entre as falácias que usam o estratagema do desvio de atenção, ao levar o foco da discussão para um elemento externo a ela, que são as considerações pessoais sobre o autor da proposição.



Bem, prosseguindo...
Para que servem os Debates e Discussões? Para se chegar a um veredito, uma verdade!

O propósito do método dialético é resolver os desacordos através de discussões racionais, e, em ultima análise, a busca pela verdade.

Portanto...
A dialética Fichteana/Hegeliana é baseada em quatro conceitos:
  1. Tudo existe em um tempo médio, ou seja, tudo é finito e transitório.
  2. Tudo é composto de contradições – a palavra "contradição" é por vezes reinterpretada pelos alguns estudiosos como "forças opositoras".
  3. Mudanças graduais levam a crises, Fichte sugere uma estratégia que consiste em mudar o ponto defendido quando uma força sobrepõe sua força opositora – a ideia é que mudanças quantitativas levam a mudanças qualitativas.
  4. A mudança é espiral (sobreposição) e não circular – não se trata apenas de um caso de negação da negação, mas a sublimação.

EXERCÍCIO:

Faça um dupla, a mais contraditória possível, e debata sobre algum tema que vocês discordam veemente. Coloque nos comentários, a sublimação (Item 4).

OBS: Se quiser ler mais sobre, páginas 61 a 65 de seu livro. Enjoy!



Nenhum comentário:

Postar um comentário