domingo, 7 de junho de 2009

6 de Junho de 1944, 65 anos do dia D

A expressão D-Day apareceu a primeira vez nas ordens de batalha na Primeira Guerra Mundial. A partir de então, o Dia D, era o dia designado para o início de uma batalha ou operação.

Sem sombras de dúvidas, o D-Day mais famoso da História, completou ontem, 65 anos.

No dia 6 de Junho de 1944, cerca de 175 mil soldados anglo-saxões (americanos, ingleses e canadenses) desembarcaram corajosamente na Normandia para libertar a França de ocupações nazistas, sendo considerada a maior invasão aero-naval que a História já conheceu.(clique no link para ver Infográfico da invasão).

Advento marcado como o início da libertação do continente europeu da ocupação nazista durante a Segunda Guerra Mundial, deixou um saldo, somente na Normandia, de 9.387 mortos, cujos corpos encontram-se no Cemitério de Colleville sur Mer em Calvados, parada obrigatória de políticos e veteranos da guerra.
Uma placa colocada no centro do local tráz uma triste e reflexiva afirmação:
"Para que a humanidade pudesse desfrutar a liberdade!"

Para refletir...
Beijo,
Sandra

7 comentários:

  1. Podemos dizer que o Dia D influenciou muito na Segunda Guerra Mundial, pois se não me engano no Dia D ou na Operação Overlord os Aliados conseguiram depois invadir a Alemanha sem serem perssebidos e libertar a França.
    Mas sera que isto compençou?
    Pois com isto varias pessoas morrerm, tendo que desistir os seus sonhos eoutras coisas.
    A afirmação: "Para que a humanidade pudesse desfrutar a liberdade".
    Eu,não consigo entender,é claro que varias pessoas foram sauvas, mas se pensar naquelas (os soudados)que morreram em seus lugares não vai mudar muito pois no lugar que outras pessoas iriam morrer os soldados que morreram.
    Natalia Yukari Akabane Adati 8 A n09

    ResponderExcluir
  2. Cada pessoa tem o seu objetivo.
    Cada pessoa tem o seu próprio sonho.
    As pessoas enfrentam barreiras para atingir o seu objetivo.
    Nas guerras, conseguir sobreviver é o maior sonho de qualquer um que vê os horrores da tragédia que se passam ali.
    Vidas foram perdidas, vidas foram jogadas como se não valessem nada.
    Milhões de pessoas perderam suas vidas pela pátria? Ou foram pelo interesse da própria pátria?

    Mas olhando de outra forma, é com a guerra que a humanidade aprende a dar valor à vida.
    A Fênix renasce das cinzas após ter sido queimada por ela mesma...
    Talvez a sociedade seja assim, ela mesma hateia fogo em si mesma e, depois de ter virado cinzas, renasce...

    DTHF 8a A

    ResponderExcluir
  3. A humanidade é um lugar, podemos dizer "cruel". Desde antigamente dezenas de conflitos ocorreram, milhares de vidas foram perdidas, sonhos destruídos e dentre muitas outras tragédias.
    Isso é devido a dois problemas, a "sede de PODER", o homem não se satisfaz com somente aquilo que já possui, sempre quer mais e mais, tornando-os "cegos", realizando assim ações impensadas e impiedosas, sem se importar com a conseqüência que isso poderia causar aos outros, desde que conseguissem alcançar o objetivo final.
    E o fato de não aceitar as diferenças, as disputas ideológicas sempre ocorrem, brigas entre diferentes etnias etc. Se a humanidade conseguisse aceitar o modo de pensar de cada um, a maneira de cada um ser; o mundo obviamente seria mais harmônico. Infelizmente isso não acontece. O homem sempre está tentando destruir ao próprio homem!
    Ou seja, o homem, um país, ou uma nação; que seja. Há sempre um que tenta ser superior ao outro, as raças brancas sobre as negras, como ocorria antigamente. Em questões econômicas, políticas e ideológicas. Utilizando a guerra e a violência como um dos meios mais "simples" para se resolver a situação, forçando o derrotado a aceitar e se submeter ao vencedor, porém sempre terá um "rancor" (um desejo de vingança) guardado um pelos outros, que poderia ser resolvido de uma forma pacífica evitando mortes e também problemas entre os rivais, convivendo assim mais tranquilamente

    No 9 8a B

    ResponderExcluir
  4. Realmente, é uma triste afirmação. Milhares de vidas foram perdidas, com um único objetivo: libertar a França da mão dos nazistas. Não foi nem para salvar a própria pátria. Talvez, esses milhares de vidas que foram jogadas, foram somente usadas para o orgulho da nação. Todos deveriam ter sonhos, diversas coisas que ainda queriam realizar, mas o destino negou tudo isso.

    E vendo por outro lado, eles pelo menos conseguiram realizar o lhes que foi mandado, e salvaram milhares de pessoas, afinal, o que poderia ter acontecido sem a ajuda deles? Mas, há uma coisa que não sei se compensou ou não: o fato deles terem lutado para dar a liberdade, e terem perdido a vida, para tentar trazer a paz ao mundo. E até hoje esses conflitos continuam, porque todos desejam mais poder e quando conseguem, uma maneira de mostrá-lo é em guerras. Será que por meio de guerras a solução de problemas é mais fácil?

    Nº 07 8ªB

    ResponderExcluir
  5. A frase: "Para que a humanidade pudesse desfrutar a liberdade!", foi um sonho de uma pessoa.
    Tiveram muitos mortos, mais será que todos desfrutaram, ou desfrutam dessa liberdade?
    ...?
    Para que nós alcancemos o alvo, temos que partir pra luta. Mais nem sempre o fim de tudo acaba como nós queremos.. foi o que aconteceu no Dia D!
    ..Muita gente ainda sofrem, ainda lutam pela paz no mundo, que é o sonho de muitos.

    No8 8aA

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de parabenizar aos corajosos que postaram suas opinioes sobre o referido D.
    Grande beijo e ate o proximo bimestre!
    Prof.

    ResponderExcluir
  7. "Para que a humanidade pudesse desfrutar a liberdade!"
    Essa frase explica exatamente porque fizeram o Dia D, para que ao invés de pessoas inocentes morrerem nas mãos dos Nazistas, os soldados lutaram até a morte pela Pátria.
    Muitos Soldados tinham seus sonhos, mais muitos não chegaram a realizar esses Sonhos por causa da guerra, mas talvez tudo isso tenha valido a pena, pois se não fosse esses soldados que se sacrificaram para Libertar a França, essa guerra teria durado mais tempo e matado muito mais pessoas inocentes.
    =D

    No12 8A

    ResponderExcluir