quarta-feira, 26 de maio de 2010

E vamos a Piripidipt!

Olá turminha do Pitágoras! Estão apreciando nossas aulas? Espero que sim...

Como tratamos aula passada, o exercício dessa semana é conseguir identificar as regras e normas contidas dentro de sociedades muito diferentes da nossa. É claro que ao ler o texto proposto (Moqueca de Maridos,Betty Mindlin, A donzela devorada pelos homens) muitos escandalizaram-se, horrorizaram-se, tamanha crueldade relatada no texto. No entanto, não esqueçam-se de que ainda hoje existem inúmeras sociedades vivendo ainda reclusas, aprisionadas, se é que posso chamar assim, dentro de seus costumes arcaicos.

A proposta era despojar-se de sua cultura e entrando nessa, olhar o fato não mais com indiferença, mas sim, tentar, num árduo exercício, até mesmo romantizar a tão trágica história.

E mãos à obra...

Grande abraço!

Prof. Sandra

13 comentários:

  1. Piripidipt sofreu bastante nas maos de seu pretendente.Porem,o q para nos eh horrivel,abominavel,para sua tribo talves nw fosse bem assim.Quem sabe isso nw era um costume deles.
    Eu acredito q na verdade ele nw queria ter feito isso,porem como Piripidipt nw o correspondia e ate fugia dele,ele acabou recorrendo ao seu "costume",matando Piripidipt e comendo sua carne.
    E eu acho q matando ela,ele quis acabar de vez com esse amor nw correspondido ou entao comendo a sua carne ele acreditou q assim ,finalmente, os dois se tornariam um so corpo(e assim ela nw poderia mais fugir dele)

    ResponderExcluir
  2. Patricia Midori Takeda 1° E.M

    Em uma aldeia uma linda moça chamada Piripidpit era prometida para um jovem guerreiro, mais ela não queria se casar ainda, ela achava que era muito nova e que deveria aproveitar mais a vida.
    Mais seu noivo era loucamente apaixonado por ela, ele tentava agrada-la de qualquer modo, mas ela nem ligava para ele.
    Um certo dia Piripidpit ficou muito doente, que ninguém sabia o que ela tinha e nem sabiam a cura para ela.
    Então seu noivo deseludido, vendo que sua amada sofria muito, e que não iria resistir, ele ficou totalmente desiludido e acabou a matando para que ela não sofresse mais.
    Num momento de total tristeza não sabia o que iria fazer sem ela, e resolveu come-la para que tivesse a sua presença com ele até o final de seus dias...

    ResponderExcluir
  3. Franciele Maldonado e Jéssica Enoki 3° E.M

    O Guerreiro Moroiá que era loucamente apaixonado pela sua prometida Piripidpit, fazia de tudo para que ele desse valor ao seu sentimento, só que ela não ligava para ele.
    Cansado de sofrer por ela, decidiu fazer algo irracional para que servisse de punição a ela.Então numa noite ele foi até a moça tentar convencê-la sobre os seus sentimentos e que no fim acabaram brigando e acabou matando a moça com golpes na cabeça.Depois desse ato violento decidiu comer a sua carne na intensão de tê-la ao seu lado para sempre...

    ResponderExcluir
  4. Ela é, para mim, minha vida.Iremos casar, na tradição de meu povo.
    Estou ansioso, mas ela parece não estar.
    Parece que ela não me ama mas, sem saber quanto eu a amo.
    Nos seus olhares não existe mais eu, agora o seu sorriso, que eu gostava tanto... me da raiva.
    Que estranho, meu peito está doendo por causa de você...sendo que eu te amo até a morte...
    Para quem voce está olhando? Você só precisa olhar para mim... Se você não olha mais para mim...Vou te destruir...
    Agora...Nós ficaremos juntos...Para sempre juntos...Você vai viver para sempre dentro de mim...


    Breno e Lucas Nanami

    ResponderExcluir
  5. A triste história de Piripidipt foi um choque para todos. Pelo fato da tribo ter uma tradição própria, a sociedade acabou criticando sem razão o que se passava pela cabeça do guerreiro naquele exato momento. Quem pode julgar o sentimento inexplicável desse jovem?
    Ao notar que sua amada não o desejava, o guerreiro entrou em profunda tristeza, lamentando-se e indagando o por que a mesma não o correspondia. Ela só era dele. Isso resultou em um ato que sofreu um julgamento crítico, fazendo com que centenas de pessoas ficassem horrorizadas, por se tratar de canibalismo. Podemos dizer que isso não seria um ato de canibalismo, e sim, uma demonstração de amor possessivo, de poder estar junto com ela para sempre. O jovem guerreiro "alimentava" um amor platônico por Piripidipt.

    Thaís - 2° EM

    ResponderExcluir
  6. Eduardo Nanami e Lucas Toda

    O que o jovem guerreiro fez, pode ser apenas um costume ou talvez nada que pareça estranho para eles.
    Nós podemos ficar muito chocados com o que ele fez, mas talvez não tenha feito isso por crueldade, ele a amava muito, e ela fugia dele , então ele resolveu comer a carne dela, para poder ficar com ela para sempre.

    ResponderExcluir
  7. Caio Yoshiki e Bruno Nakaema3 de junho de 2010 às 22:43

    Pensa em mim que eu estou pensando em você, eu preciso de você, todo dia toda noite o meu sonho é você.
    Seria mais fácil eu te esquecer, até tentei para o meu bem, mas não consegui.
    Todo mundo vem ao mundo com alguma missão, acho que a sua é provar as pessoas que perfeição existe.
    Sempre acontece, o tempo pára quando estou do seu lado. A noite chega, eu fecho os olhos e é você que eu vejo.
    Como eu queria estar contigo.
    Eu só quero você, pra dar mais brilho ao meu dia, pra dar mais beleza ao meu dia, pra dar mais alegria, mais amor.
    Eu quero um motivo pra sorrir e ser feliz, eu quero você.
    Eu sonho acordado contigo. Quando eu te vejo, meu coração dispara, meus olhos brilham, parece que tudo muda, mas depois eu lembro, que eu não te tenho e meu coração se divide em vários pedaços.
    Mais por meu amor ser cego, te feri. Cheguei a tal ponto que por amor, um crime cometi.
    Talvez eu viva pra sempre como um fora da lei.
    Eu confesso por meu crime, mas pra Deus nunca foi crime amar.

    ResponderExcluir
  8. Pensa em mim que eu estou pensando em você, eu preciso de você, todo dia toda noite o meu sonho é você.
    Seria mais fácil eu te esquecer, até tentei para o meu bem, mas não consegui.
    Todo mundo vem ao mundo com alguma missão, acho que a sua é provar as pessoas que perfeição existe.
    Sempre acontece, o tempo pára quando estou do seu lado. A noite chega, eu fecho os olhos e é você que eu vejo.
    Como eu queria estar contigo.
    Eu só quero você, pra dar mais brilho ao meu dia, pra dar mais beleza ao meu dia, pra dar mais alegria, mais amor.
    Eu quero um motivo pra sorrir e ser feliz, eu quero você.
    Eu sonho acordado contigo. Quando eu te vejo, meu coração dispara, meus olhos brilham, parece que tudo muda, mas depois eu lembro, que eu não te tenho e meu coração se divide em vários pedaços.
    Mais por meu amor ser cego, te feri. Cheguei a tal ponto que por amor, um crime cometi.
    Talvez eu viva pra sempre como um fora da lei.
    Eu confesso por meu crime, mas pra Deus nunca foi crime amar


    Caio Yoshiki e Bruno Nakaema

    ResponderExcluir
  9. Juliana Fiorotto e Mayumi Okada27 de fevereiro de 2013 às 11:17

    Penso em voce como uma eterna namorada, vejo no seus olhos o que muitos nao veem, preciso de voce como ninguem precisa, se voce nao ficar comigo, nao vai ficar com ninguem!
    Eu a amo! Em qualquer lugar que eu va, so vem voce na cabeca.
    Por voce eu faco qualquer loucura, meu maior medo e te perder, por isso eu te peco me perdoe, nao fiz por crueldade fiz por amor.
    Agora eu posso ter certeza de que, voce ira ficar comigo pra SEMPRE.
    Assumo sou seu homem e voce minha mulher!E entao matei a minha amada, comi a carne do seu corpo e levei em meu pensamento que seriamos um corpo so!

    ResponderExcluir
  10. Hoje será um dia muito bom pois irei ter a minha amada comigo, junto a mim para
    sempre.
    Terei seu espirito junto a mim.

    ResponderExcluir
  11. Karoline Takahashi e Gustavo Massao 3 E.M

    Um amor verdadeiro que a cada momento floresce, um amor que nunca irá ter um fim.
    A mulher pela qual desejo amar e ser amado pelo fim das nossas vidas.
    Sinto em seus profundos olhos que não há mais a chama da paixão.
    Negar meu toque em sua pele sedosa como uma seda, minhas carícias, meus beijos e meus lábios em seu corpo com leves curvas charmosas.
    Porque me negaste? Tu não me queres mais? Amaste outro?
    Não posso aceitar em lhe perder, tu es minha vida, es tudo o que mais quero para mim.
    Lhe querer por inteira é muito pouco pelo amor que sinto, lhe quero de alma e de carne.
    Por isso tomo está decisão, iremos ficar unidos para sempre meu amor...você sempre estará dentro de mim.

    ResponderExcluir
  12. o jovem guerreiro se casara com a bela moça Piripidpit, mas a ela nao parece estar muito contente
    o guerreiro faz de tudo para que sua amada goste dele, mas nada,com medo de perde-la para sempre, ele resolve mata-la.
    depois de mata-la ele a devora, pois assim ela vivera para sempre dentro dele

    Maurício, Bruno, Felipe e Taina

    ResponderExcluir
  13. Ela era a minha prometida, não seria justo nós não ficarmos juntos. Cresci com o pensamento que um dia iríamos viver unidos, felizes e apaixonados. Porém, estava enganado, o sentimento dela por mim não era o mesmo que o meu por ela. Será mesmo que ela seria capaz de quebrar os costumes de nossas tradições? Será mesmo que ela seria capaz de me deixar? fiquei dias e noites apenas com essas perguntas em meus pensamentos. Ela é minha vida, perde-la eu não aceitaria, eu a amo demais para deixa-la.
    Desesperado, por medo dela me deixar, numa noite linda e estrelada, fiz com que ela se juntasse a mim, unindo nossas almas em apenas num só corpo. Doeu-me chegar a essa decisão, mas foi o único modo que achei de ficarmos unidos para todo o sempre.

    Thaina Fiorotto, Bruno Tamahe, Felipe Sakaguchi, Maurício Silva

    ResponderExcluir